12/01/2016

Agressão? Só no DayTrade!


O Ichimoku é baseado em 3 fundamentos da Análise Técnica: tendência, suporte&resistência e momentum. Para quem opera DayTrade, o momentum é particularmente importante como sinalização de entrada na operação. O momentum pode ser observado através do movimento das médias Tenkan e Kijun (cruzamento e inclinação) e também pelo rompimento de suportes e resistências.

Mas também pode ser observado e geralmente com alguma antecedência, pelo movimento definido pelo corpo do candle. A figura identificada pelo nome de “marubozu” é um bom exemplo de padrão de momentum. Peguei carona no “marubozu” e defini uma regra para identificar o momentum baseado apenas no corpo do candle. O momentum (de alta ou de baixa) ocorre quando o corpo atual é maior que 2 vezes a média dos últimos 9 candles (usei o período da Tenkan). Este momentum identificado por um único candle também pode ser chamado de “agressão”. Ele representa a tentativa de um “player” relevante (“tubarão”?) de iniciar um movimento (ou “perna”) de alta ou de baixa.

A sinalização de saída da operação depende da força da tendência. Se a tendência for forte, seja agressivo, procure manter a posição até o StopGain, ou até ocorrer uma forte sinalização de inversão da tendência. Se a tendência for fraca seja mais conservador, realize se o lucro já for significativo ou se ocorrer qualquer sinal contrário à tendência. A tendência é forte quando o Ichimoku é altista ou baixista nos 2 gráficos, caso contrário considere a saída conservadora.
O primeiro pregão do ano (WDOG16) foi bastante movimentado e também um ótimo exemplo de entradas baseadas na “agressão” e saídas baseadas na força da tendência. Veja o vídeo.

3 comentários:

  1. Olá Matsura, quer dizer que de forma alguma devo usar a regra de agressão para "Swing Trades"? Montei meu próprio script de agressão pensando em utilizá-lo em candles de um dia, mas percebo que o sinal de agressão raramente aparece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, a regra da agressão é mais eficaz no daytrade, que basicamente é um "momentum" trade.

      Excluir
  2. Quero aprender a fazer day trade com essa ferramenta

    ResponderExcluir